quinta-feira, 17 de março de 2011

Assim que tudo começou...

 O Colégio Padre Ovídio surgiu de um orfanato fundado em 25 de março de 1879, pelo vigário da freguesia, Padre Ovídio Alves de São Boaventura, e sua Irmã, D. Teolinda, à custa de esmolas, orações, sacrifícios, a fim de proteger e instruir crianças órfãs ou desvalidas. Contaram com a colaboração de Senhoras de Caridade de São Vicente de Paula.

O orfanato foi dirigido até 1886, pelo Padre Ovídio, sendo substituído por D. Teolinda, chamada de "Mãezinha" pelas órfãs, até a chegada de cinco Irmãs Sacramentinas.
 
 Com a necessidade de abrir-se ao atendimento das crianças da comunidade, de um modo geral, fundou-se a Escola SS. Sacramento, ministrando o curso primário até 19 de março de 1962, quando foi instalado e inaugurado o Ginásio Padre Ovídio, contando inicialmente com 32 alunas.

A primeira diretora foi Irmã Maria Modesta Melo.

A primeira turma, de 29 professorandas, recebeu o diploma no dia 7 de dezembro de 1968. Com a mudança da legislação do ensino, abriu-se o leque de opções de cursos profissionalizantes de 2º grau, levando a desativação do Curso Normal. A última formatura realizou-se a 4 de dezembro de 1971, encerrando o ciclo com 27 professorandas.

O Asilo Nossa Senhora de Lourdes transformou-se na Fundação Nossa Senhora de Lourdes, registrada no Cartório de Títulos e Documentos sob n.º 313, em março de 1977, constando de dois Departamentos: Departamento Educacional (Colégio Padre Ovídio) e o Departamento Sócio-Assistencial (Asilo Nossa Senhora de Lourdes).

Desde a sua fundação até 1986, o Colégio Padre Ovídio só atendia alunos do sexo feminino. A partir daí, alunos do sexo masculino passaram a ser matriculados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário